Hoje, eu vou falar sobre os 10 principais erros que você deve evitar antes de criar um negócio online. Esse tópico é muito importante, principalmente, para quem está buscando criar um novo projeto de vida, ajudando, assim, inúmeras pessoas com conteúdo diversificado.

 

Negócios online: estratégias e produção de qualidade

Geralmente, se vai para o mundo online porque tem muitas facilidades em relação à liberdade geográfica, a poder tocar remotamente seu projeto.

Então, com certeza, você vai ver muito valor nesses 10 erros para evitar. 

Me inspirei em uma empresa americana, que fala muito sobre essa questão de negócios online, sobre empreendedorismo, marketing digital.

 

1 – Não espere tanto tempo para lançar um produto ou serviço

Esse é um risco que muita gente comete ao criar um blog, ao começar a criar conteúdo, acaba que fica esperando pela métrica de ouro.

São os mil inscritos, os dez mil, os cem mil antes de se expor com o produto para ver se realmente alguém vai comprar aquilo.

Então, o quanto antes você conseguir já testar as suas ideias com o produto, nem que seja algo muito baratinho, um ebook inicial que possa custar poucos reais, mas o quanto antes você puder colocar algo no mercado para realmente validar as suas hipóteses, suas expectativas para gerar renda, faça.

 

2 – Tentar resolver um problema que não existe

Tem uma galera que acha que teve uma ideia genial, mas, quando você vai para o mercado, realmente ninguém tem essa dor.

Às vezes pode estar muito no início de uma dor.

Outras vezes, simplesmente é algo na sua cabeça, mas o quanto antes você começar a testar realmente o que está querendo vender, se tem um problema real por trás, melhor.

 

3 – Não escutar os seus consumidores

É muito importante você ter o máximo de contato com eles, escutá-los, fazer entrevistas, reclamação, tudo que você puder gerar de insight sobre a experiência deles, o contato deles com a sua marca, com seu conteúdo, com seus produtos..

Então realmente passe muito tempo, principalmente no início do seu negócio, escutando e trocando ideia com essa galera.

 

4 – Não se diferenciar

É muito importante não apenas seguir a onda do momento, ver quais são as oportunidades de ouro e ir lá replicar tudo que todos estão fazendo. Isso não vai te levar a lugar nenhum porque muitas dessas pessoas iniciaram antes, já tem mais experiência.

Então se você fizer exatamente a mesma coisa, não vai chegar a lugar algum.

Você precisa ter uma proposta única de valor, diferenciada. Caso contrário, vai ser muito difícil sair do barulho da multidão, todo mundo falando a mesma coisa.

As pessoas tem que conseguir responder rapidamente o motivo de te consumirem.

Se você não conseguir definir de forma diferenciada o motivo de existir, vale a pena rever tudo que está fazendo.

 

5 – Escolher um tópico que você não curte

Se você escolher um ramo que não conecta com você, muito provavelmente vai desistir e não criar nada de valor.

Como empreendedor, você vai comer muita merda, passar muito perrengue.

Se nessas horas você não estiver trabalhando com algo que gosta, que ama, que realmente enxerga um propósito, com certeza vai abandonar na primeira dificuldade.

 

6 – Começar com expectativas completamente fora da realidade

Pensar coisas como aquilo de “tenho o próprio negócio, então sou meu chefe, tenho mais tempo para mim, mais flexibilidade, vou trabalhar menos, estar de férias o tempo todo”.

Esquece isso tudo!

Com seu negócio, você vai trabalhar provavelmente muito mais que no emprego corporativo que você tinha.

Seu nível de responsabilidade vai ser muito maior. Talvez a pressão que se coloque também, porque você depende unicamente do sucesso do que produzir.

E uma dica simples é falar com vários empreendedores. Conversa com a galera que já está aí há mais de cinco, dez, vinte anos.

Eles vão te explicar tudo sem esse mar cor de rosas que muita gente acaba criando sobre os benefícios do empreendedorismo. Tem muita coisa boa, claro, mas você não pode se iludir.

 

7 – Muita reflexão e pouca ação

Empreendedorismo é suor. Aquela famosa frase de 1% de inspiração e 99% de execução.

Porque empreendedorismo é executar, pegar todas as ideias e começar a testar, experimentar, validar, melhorar.

Não adianta achar que com boas ideias está tudo resolvido. A questão é a execução. É o que diferencia quem vai criar realmente valor no mercado.

 

8 – Tentar seguir essa jornada sozinho

A criação de negócio exige pessoas, colaboração, aprendizado em conjunto.

Então consiga montar uma equipe, escolher os bons sócios complementares às suas características, mentores que podem te ajudar ao longo da jornada, amigos e familiares que vão te apoiar nos momentos difíceis.

Isso é muito importante para você seguir de forma resiliente e alcançar a complementariedade de perfis. Por melhor que você seja, não consegue fazer tudo e não vai fazer tudo bem.

 

9 – Confundir um blog com business

Um blog, fotolog, instagram… isso tudo é muito legal para gerar audiência. Mas é a audiência que vai te gerar o business.

Você precisa criar produtos, serviços. Não adianta ficar olhando só suas vaidades, número de inscritos, seguidores.

Isso é maravilhoso se você tiver ideias concretas para criar produtos para vender a essa galera. Caso contrário, isso simplesmente não vai sustentar sua vida.

 

10 – Não começar

Esse é o pior de todos. Muitas pessoas acabam vivendo no mundo das ideias, esperando o momento perfeito, e ele nunca vai chegar.

Você precisa iniciar. Pequenos passos, um de cada vez. Você precisa se colocar em movimento e entender que os erros fazem parte do crescimento, da jornada.

Então se acostume com os erros, não tenha medo do fracasso, de se expor. Porque assim você vai conseguir seguir em uma boa direção para empreender cada vez mais para encontrar sucesso.

 

Se torne um empreendedor de sucesso…

Não é fácil e vai demandar muita coragem da sua parte. Mas para alcançar coisas grandes na vida, coisas extraordinárias, não é na zona de conforto que você vai conseguir.

Se desafie, tenha clareza de onde quer chegar e bote a cara.

Espero que tenha gostado desses 10 erros que você deve evitar para criar um negócio online. Se você está buscando empreender, precisa evitar esses erros e essas dicas vão te ajudar bastante.

Ian Borges Lifestyle Strategist - negócios online


Espero que tenha curtido esse artigo! Como presente, gostaria de te oferecer uma sessão de coaching experimental (valor de R$600) gratuita para dar os primeiros passos na direção de uma vida com mais sentido e liberdade.

Nessa sessão, eu vou te ajudar a ser tornar mais protagonista de sua própria vida. Ou seja, descobrir sua arte, conquistar a confiança para se dedicar a um projeto que ame, e modelar seu lifestyle para viver uma vida que valha a pena!

Infelizmente eu não posso garantir que esse presente ainda esteja disponível na data que você estiver lendo esse artigo. Então espero que entenda que há um número limitado de sessões oferecidas e depois, provavelmente, não haverá mais.

Para agendar um horário, é só clicar aqui. E aí, vamos seguir em frente?


E aí, curtiu o artigo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com alguém que você acredita que possa ajudar!