Neste artigo, eu vou te contar como se tornar um pessoa indispensável para a sua empresa e quais os benefícios disso.
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Uma grande referência
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Eu acabei de ler o livro “Você é indispensável”, do Seth Godin, um dos maiores autores e referências em Marketing no mundo.
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Dessa forma, achei esse conceito muito importante para qualquer pessoa que queira se destacar na carreira: seja numa empresa, seja empreendendo com seu projeto.
Mas, porque isso é importante?
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A sociedade, nossa educação, o sistema vêm nos moldando para ser medianos, ser apenas uma engrenagem de uma grande máquina, substituíveis a qualquer sintoma de defeito…
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No entanto, nós temos muito mais potencial do que ser uma peça substituível…
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E é fundamental ter consciência desse nosso potencial para botar para fora, viver sua arte e se tornar o que Seth chama de “Elementos-chave”.
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E seus principais benefícios são:
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- Maior satisfação e sentido no que faz
- Mais abertura para expor sua genialidade
- Mais confiança da liderança, colegas e equipe
- Novos desafios e possibilidades de desenvolvimento profissional
- Mais autoconfiança, maior reconhecimento e valorização
- Maior capacidade de negociação (flexibilidade de horários, salário, projetos…)
- Maior autonomia e responsabilidades
- Ambiente de trabalho mais estável – menos risco de ser mandado embora ou substituído
Minha experiência pessoal
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Ao se tornar um elemento-chave, você passa a gerar tanto valor para sua empresa ou para o seu negócio que é impensável ser mandado embora ou substituído.
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Tudo é possível, mas você se blinda muito mais sendo um elemento-chave.
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Eu lembro que na minha carreira na L’Oréal, eu sempre busquei me tornar esse elemento-chave. E, pelo meu rápido crescimento sendo Diretor com 28 anos, acredito que estava indo na boa direção.
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Então, eu vou te compartilhar aqui algumas características e ações que você pode fazer para se destacar e se tornar indispensável.
Então, como fazer?
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Você deve se tornar indispensável para prosperar na nova economia.
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A melhor maneira de fazer isso é ser notável, perspicaz, um líder. O pior caminho é se conformar e se tornar uma engrenagem da máquina.
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O Seth fala muito sobre a questão de se tornar um artista, alguém que traz presentes consigo. Quanto mais pessoas você mudar e quanto mais profunda for a mudança, mais eficaz será sua arte.
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E, a partir do momento em que você se dispõe a vender seu tempo por dinheiro apenas, você deixa de ser o artista que é capaz de ser.
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A relação se torna apenas comercial… “aqui está o seu salário… agora estamos quites…”
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Ou seja, não há nenhum vínculo, nenhuma conexão entre as partes mais duradoura.
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Quanto mais fácil for quantificar seu trabalho, menor será seu valor e mais fácil será substitui-lo.
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Se você der a seu chefe o presente da arte, o insight, a iniciativa ou a conexão, é menos provável que ele queira substituir o trabalho-mercadoria que você faz, pois o trabalho que você faz não é uma mercadoria.
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Há 7 características que ele aborda no livro:
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1. Fornecer uma interface única entre os membros da empresa
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Ser um líder servidor e um facilitador dentro da empresa e aprender a vender suas ideias.
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2. Oferecer uma criatividade única.
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Arriscar, pensar de maneira inovadora, desafiar o status quo e não ter medo da rejeição, expressar a sua genialidade criativa sem restrições.
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3. Gerenciar uma situação ou empresa de grande complexidade.
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Ver o mundo como ele é e focar naquilo que está sob seu controle. Não gastar, portanto, energia lamentando quando fatores externos fogem do seu controle.
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4. Liderar os clientes.
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Interagir, ouvir, surpreender e encantar os clientes e outros stakeholders relevantes para sua arte.
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5. Inspirar a equipe.
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As pessoas com quem você trabalha não mudarão se você não acreditar. A comunicação do entusiasmo, da conexão e da liderança começa com o presente que você dá, não com a manipulação que você tenta fazer.
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O elemento-chave sabe que sozinho não é capaz de realizar nada de impactante, então, precisa desenvolver a inteligência emocional e colaborativa para trabalhar em equipe de maneira eficiente.
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6. Proporcionar um conhecimento aprofundado da área.
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Você não deve transitar nos níveis de superficialidade da sua arte. Mas, sim, mergulhar profundamente para se destacar naquilo que faz.
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7. Possuir um talento único.
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Você precisa ter um superpoder e saber aprensentá-lo. Do contrário, você é apenas outro aperto de mão.
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Não é para se gabar ou querer aparecer, mas para se apresentar de forma significativa. Se eu não souber qual é seu superpoder, não saberei como pode me ajudar (ou como posso ajudá-lo).
Seu verdadeiro desafio
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Tendo isso em vista, talvez seu desafio não seja encontrar um projeto melhor ou um chefe melhor, mas descobrir o que significa estar apaixonado por algo.
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Pessoas que têm paixão buscam maneiras de fazer com que as coisas aconteçam. A combinação de paixão e arte é o que transforma alguém num elemento-chave.
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Fazer o que ama continua sendo muito importante! Mas, se quiser ganhar dinheiro com isso, é útil encontrar um nicho em que haja dinheiro fluindo como uma consequência normal do sucesso de sua ideia.
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Amar o que faz é quase tão importante quanto fazer o que ama! Especialmente, se você precisar ganhar a vida com isso.
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Procure um trabalho com o qual possa se comprometer, uma carreira ou um negócio pelo qual possa se apaixonar.
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Talvez você não possa ganhar dinheiro fazendo o que ama (pelo menos o que ama agora). Mas, aposto que pode descobrir como amar o que faz para ganhar dinheiro (se escolher sabiamente).
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E a única coisa que separa os grandes artistas dos medíocres é a capacidade de seguir em frente quando estão no fundo do poço.
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Algumas pessoas decidem que sua arte é tão importante que devem superar a resistência enfrentada ao fazer seu trabalho. Essas pessoas se tornam elementos-chave.
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É muito fácil ficar no meio-termo, tentar fazer as duas coisas, enquadrar-se as engrenagens e se sobressair.
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“Melhor tentar ambas as coisas…” você pode pensar. É aí que está o fracasso!
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Não há espaço para um meio-termo aqui: aqueles que competem com você estão se especializando.
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Eles se dedicarão ao extremo a se adaptar ou sobressair. O ato de decidir é o ato de ter sucesso.
Conclusão
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Então, é isso!
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Minha intenção aqui foi convencê-lo a ser o artista que você já é. Fazer a diferença. Lutar por alguma coisa. Conseguir o respeito e a segurança que merece.
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Espero que esse depoimento tenha te ajudado a compreender um pouco melhor essa linda experiência e te estimulado a participar desse curso.
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Como reforcei no início, de forma alguma tenho o intuito de substituir a experiência, não confunda as coisas.
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Isso daqui não representa nem 1% do que é a vivência lá… A sabedoria precisa ser vivida, lembra?
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Então, se quiser participar, os links estão aqui na descrição para você acessar o site oficial e buscar mais informações de local e data. Há centros pelo mundo inteiro e aqui no brasil.
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