Nesse artigo, eu gostaria de trocar uma ideia com você sobre um assunto muito sério: o lado negativo da fama. Assim, eu resolvi trazer esse tema tão recorrente nos dias de hoje para tirarmos algumas reflexões e insights importantes.
 
 
 
 
 

Situação bastante comum na atualidade 

 
O ser humano possui um forte desejo de fama: viver sob holofotes é o sonho de muitos de nós. Quando essa exposição é muito grande, porém, as pessoas tendem a se deixar levar pelo ego…
 
E, como consequência, acabam desenvolvendo:
 
  • Vaidade exacerbada
  • Insegurança na tomada de decisões
  • Necessidade de utilizar máscaras
  • Baixa autoestima
  • Necessidade de reconhecimento
  • Dependência de aprovações externas constantes
 
Em geral, é correto afirmar que os seres humanos possuem essas características. E, se as pessoas em questão são influenciadores de alta visibilidade, isso é multiplicado de forma exponencial.
 
O impacto disso é gigantesco, além de ser potencializado por toda a divulgação dos meios de comunicação em massa: as redes sociais possibilitam uma rápida divulgação informacional!
 
E você pode até não ser uma pessoa famosa, mas precisa concordar comigo: é muito foda ter que lidar com isso!
 
Imagina a situação de ter, todos os dias, milhões de pessoas te exaltando, dizendo que você é incrível, uma referência no que faz, etc… Mas, ao mesmo tempo, precisar lidar com a crítica: outros milhões querendo acabar com você.
 
Assim, é essencial manter um domínio da mente e, sobretudo, controle emocional… Somente assim, será possível continuar a caminhar sem se deixar levar pelas opiniões das pessoas que não te conhecem!
 
A questão é: não aprendemos inteligência emocional na escola. Infelizmente! Mas, deveríamos!
 
A única forma de você desenvolver a resiliência necessária é apanhando da vida. Isso mesmo! Somente através das porradas da vida, ou seja, das experiências práticas, você se sentirá preparado para lidar com quase tudo ao seu redor: e, nessa conta, entram coisas bastante relevantes do cotidiano.
 
E, não adianta, experiência e sabedoria só vêm com o tempo. Nada como fracassar na vida várias e várias vezes para entender a devida importância do apredizad o das coisas.
 
Assim, você criará um fundamento denominado Inteligência Emocional que te permitirá viver preparado para lidar com situações dessa natureza, criando, portanto, uma base de vida bastante sólida.
 
 
 

Minha forma pessoal de lidar com essas questões

 
É inevitável não se abalar com comentários negativos. Ao ler 1 hater a cada 500 comentários, apesar de ter aprendido bastante ao longo dessa jornada, eu ainda dou aquela rateada.
 
Imagina, agora, essa situação multiplicada por milhões, como acontece com pessoas importante da mídia. É complicado!
 
E se pegar o exemplo dos influenciadores no Youtube, a maioria que está em evidência é bastante nova. Acontece que o crescimento precoce, sem o devido acompanhamento emocional, gera algumas consequências perigosas.
 
Agora, para para imaginar a que tipo de coisa esssas pessoas estão expostas…
 
  • Gente interesseira
  • Muita grana envolvida
  • Festas, bebidas, drogas, sexo
  • Mundo de aparências
  • Viagens, flashes, entrevistas…
 
A exposição é gigantesca, por isso, todo cuidado é pouco para lidar com esse estilo de vida. É necessário, portanto, que se procure por meios que auxiliem na busca de equilíbrio em meio à fama.
 
Aqui, podemos mencionar o exemplo do Whindersson Nunes, influenciador digital e comediante que precisou lidar com o estrondoso sucesso nos últimos anos.
 
O artista estourou para a fama em uma velocidade absurda e precisou, assim, lidar com as consequências da exposição à fama. Recentemente, ele anunciou que tiraria um período sabático para cuidar da sua saúde, uma vez que se sentia bastante deprimido em meio à rotina desgastante em que vivia.
 
 

Duas contribuições bastante relevantes

 
Nesse momento, acho bastante justo mencionar 2 escolas de pensamentos que, com certeza, trarão bastantes contribuições para esta conversa: o Estoicismo e a Vipassana.
 
Esses dois segmentos podem ajudar bastante quando se está atravessando momentos difíceis na jornada. Depressão e fracassos são alguns exemplos deles.
 
 

Estoicismo

 

  • Escola que vem da Grécia e possui pensadores como Sêneca e Epiteto
  • Ajuda a focar apenas naquilo que podemos controlar

 

Ao focar em coisas que estão fora do seu controle, você apenas desperdiça a boa energia. Portanto, passe a focar naquilo sobre o que você poderá exercer poder de mudança. Assim, você estará em constante aprendizado.

 

A sua energia precisa estar de acordo com situações que podem ser influenciadas a partir do seu poder de decisão. No meu casamento, por exemplo, focamos em saber resolver a situação caso chovesse. Assim, ao invés de perder tempo e energia com aquilo que não poderíamos evitar (neste caso, a mudança climática), resolvemos pensar nos próximos passos caso tudo não saísse como havíamos planejado.

 

Vipassana

 

  • Técnica de mais de 1500 anos de existência, criada por Buda
  • Obtenha a verdadeira liberdade
  • Tudo na vida é impermanente
  • Desejo e repulsa são os 2 grandes motivos do sofrimento humano

 

Você deve entender que a sua felicidade precisa estar concentrada no presente, não no futuro. Por isso, esteja presente no hoje e não deposite as suas esperanças no amanhã.

 

É necessário entender que tanto as coisas boas quantos as ruins passarão, por isso, a vida é um estado impermanente das coisas (ANICCA). Ao desenvolver o músculo da resiliência, você estará muito mais apto para enfrentar as situações.

 
 

Outros caminhos importantes 

 
Além das duas correntes destacadas acima, podemos destacar outros meios pelos quais podemos evitar dores desnecessárias na vida:
 
  • Sempre ter clareza do seu porquê
  • Reforçar seus valores e agir alinhado com eles
  • Cultivar amizades verdadeiras e a base familiar
  • Sempre buscar se autoconhecer – forças, fraquezas
  • Cuidar das suas saúdes corpo, mente e alma
  • Cuidar da sua espiritualidade
  • Manter a humildade
  • Combater o ego e vaidade
  • Curtir o momento presente e a caminhada e não depositar apenas a felicidade quando eu…
  • Lembrar que é uma vida só e por mais longe que você tenha ido, você sempre pode dar a volta
 
O processo de autoconhecimento é uma das etapas mais importantes para a sua evolução pessoal. Busque, portanto, conhecer a si mesmo através do senso de propósito e da busca pelos motivos que fazem continuar.
 
 
Assim, quando o sucesso e a fama vierem não poderão abalar o seu verdadeiro super poder.
 
 
 

Conclusão

 

Então, é isso!
 
Espero que você tenha entendido a importância de entender quando o sucesso e a fama abalam o seu super poder. Assista ao vídeo para conferir maiores detalhes a respeito desse tema.
 
Não importa se você for uma pessoa de grande influência na internet, por exemplo, ou mesmo uma pessoa anônima… O que importa de verdade mesmo é buscar o equilíbrio dentro dos momentos críticos de dúvida e insegurança ao longo da jornada.
 
Abraçar o fracasso, tendo em mente a dimensão que ele terá para o seu crescimento, e desenvolvendo cada vez um senso de propósito, você será mais auto consciente na vida. 
 
 

Para você que quer dar um passo a mais…

  • Caso ainda não conheça o meu canal no Youtube, inscreva-se lá, pois eu compartilho vídeos semanais sobre Reinvenção de Carreira com mais Qualidade de Vida.
  • E lá no Instagram, eu compartilho Hacks diários pelo Stories e LIVEs semanais para vc viver uma vida mais plena, além de todas as nossas viagens aí pelo mundo! Só dar um follow aqui! 😉
  • Se quiser conhecer histórias de pessoas que vem reinventando suas carreiras com sucesso e se inspirar com suas técnicas, práticas e comportamentos, dá uma olhada no meu Podcast Lifehacker Talks (disponível no iTunes, Google Podcast, Spotify e Stitcher)
  • E se você quiser receber gratuitamente novos vídeos, entrevistas, dicas, práticas, ferramentas e novidades para te ajudar a se tornar o CEO da Sua Própria Vida, entre no meu grupo de transmissão no Telegram aqui! Fique à vontade para convidar amigos! 😉
  • E, por último, aqui você conhecerá todos os formatos que trabalho hoje para te ajudar com sua reinvenção de carreira. Desde cursos online, mentoria em grupo a processos individuais e palestras. Confira os detalhes aqui!

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?