Vídeos incríveis podem ser produzidos utilizando o seu smartphone nos dias de hoje.
A necessidade de estarmos alimentando nossas redes sociais com frequência implica em também encontrarmos meios mais dinâmicos de agilizarmos as gravações e publicações dos nossos vídeos — o workflow nessas horas é tudo.
A tecnologia avançou tanto que até Hollywood vem experimentando o novo formato de filmagens com celulares.
Em 2018, o filme Unsane, do diretor Steven Soderbergh causou alvoroço por ter sido inteiramente gravado em smartphones.
Seja para um vlog, um stories no Instagram, ou mesmo aquela postagem rápida no Facebook, os seus vídeos podem e devem apresentar um refinamento capaz de ganhar destaque entre outros conteúdos já existentes.
Então veja agora 5 dicas indispensáveis na hora de filmar com o celular!
1. Ajuste manualmente a exposição e o foco da sua câmera
Sempre que abrir o app nativo da câmera do seu smartphone para fazer uma gravação, repare que a luz na tela tende a variar conforme você move o celular.
Isto ocorre porque a exposição do seu smartphone está programada para corrigir automaticamente a iluminação do objeto enquadrado, algo que irá acontecer frequentemente ao realizar tomadas com muito movimento.
Outra funcionalidade que pode ser prejudicada pelo ajuste automático, nesse tipo de tomada, é o foco que, quando não selecionado manualmente, poderá provocar vários desfoques.
A melhor maneira de solucionar tais questões é ajustando manualmente e bloqueando as funções de exposição e foco no celular.
A partir de um simples toque na tela do smartphone, você pode selecionar qual a região que deseja manter focada e iluminada (exposta).
Se pressionar e mover o dedo para cima e para baixo, a câmera ajusta a intensidade da exposição.
Agora, o grande truque: a maioria dos aparelhos permite que, após pressionar a tela do smartphone por cerca de três segundos, você bloqueie as funções de foco e exposição previamente selecionadas, eliminando aquelas variações chatas que podem comprometer a qualidade do seu vídeo.
2. Ative o modo avião
Na hora de filmar com o celular, outros tipos de preocupações podem vir à tona: ligações, mensagens de texto e até notificações do aparelho.
Tudo isto resulta em pequenos sons que podem prejudicar o áudio da sua gravação, principalmente, se for uma entrevista. Ao colocar o celular no modo avião, você garante que esses ruídos não mais te atrapalhem.
Obviamente que o recurso não adiantará caso você esteja realizando algum streaming, como uma live na rede social.
Aí a situação muda de figura, pois você irá precisar da internet.
Nestas ocasiões é melhor recorrer ao bom e velho “modo silencioso“.
3. Invista em estabilizadores de imagem
Qualidade audiovisual também tem a ver com movimento. Atualmente, enquadramentos criativos já não são exclusividade de grandes diretores do mercado.
Produtores de conteúdo independentes vêm alcançando resultados formidáveis com estabilizadores de imagem, principalmente quando estão gravando longas tomadas.
Esses aparelhos, muitos inclusive digitais, podem conferir estabilização tanto no eixo horizontal quanto no eixo vertical.
Um exemplo é o acessório DJI Osmo Mobile, principal opção no mercado audiovisual para garantir uma imagem sem “tremedeira” durante uma cena em movimento.
Há diversas opções com preços acessíveis, o que permite a você continuar aprimorando a qualidade e a criatividade dos seus vídeos.
4. Explore aplicativos de filmagem
O aplicativo nativo de câmera do smartphone possui muitas limitações.
Por conta disto, aplicativos próprios para filmagem com o celular vêm se popularizando e abrindo um verdadeiro leque de novas opções para a sua produção audiovisual.
O que estes aplicativos normalmente fazem é desbloquear funções que a sua câmera possui, mas que não são disponibilizadas pelo app padrão do celular.
Aplicativos como o Filmic Pro (iOS / Android) e o Cinema FV-5 (Android) permitem que funções como balanço de branco sejam ajustadas manualmente.
Eles até podem fazer com que você tenha a capacidade de ajustar separadamente o foco e a exposição, podendo alinhar cada um com um objeto diferente no enquadramento.
5. Não confie no microfone interno
É normal muitas vezes ficarmos concentrados na qualidade da imagem e esquecermos do áudio do vídeo.
Este é um grande erro!
A maioria das pessoas é tolerante quanto a imagem do seu vídeo, porém o consenso muda de figura na hora de escutarmos o som de uma gravação.
O microfone interno do smartphone possui um nível de captação de baixíssima qualidade.
Dependendo do que se almeja alcançar com o vídeo, pode até funcionar, mas há formas bem acessíveis de conseguir um salto de qualidade.
A principal dica aqui é investir em um microfone externo, como por exemplo o de lapela, que irá proporcionar melhor qualidade para as suas falas e entrevistas, reduzindo drasticamente os ruídos externos.
Filmar com o celular não precisa mais ser sinônimo de baixa qualidade, todo o seu conteúdo audiovisual pode sofrer um refinamento com essas dicas e atingir uma audiência cada vez maior.
Ficou interessado em aprender mais sobre como produzir vídeos incríveis usando o seu celular?
A galera do 2 Primos que escreveu esse artigo e manja muito de videomaking!
Eu participei de um workshop com eles nesses últimos dias e foi simplesmente genial!
Todos os videos do meu canal são feitos com celular… e depois do que eu aprendi com o Rapha, não tenho dúvida que darei um salto incrível!!
Para agendar um workshop, CLICK AQUI e entre em contato com eles!
Realmente essas dicas fazem a diferença, muito legal o post!