Neste artigo, vou explicar o que é coaching e como funciona um processo de A-Z. Além disso, vou compartilhar seus principais benefícios e como ele te levará a viver uma vida com mais sentido e liberdade.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=i7cJZaC3iSc[/embedyt]

 

O que é coaching?

É uma metodologia de desenvolvimento humano criada  para fazer você realizar coisas em sua vida, seja com foco pessoal ou profissional.

O coaching basicamente te ajudará a traçar o planejamento para ir do ponto A (onde você está agora) para o ponto B (onde você quer chegar), através de uma série de ferramentas e atividades.

Segundo Eduardo Almeida, introdutor da filosofia e metodologia IKIGAI no Brasil, “o coach deve contribuir para que o coachee (quem recebe o coaching) desenvolva competências para andar sozinho seu próprio caminho”.

Ou seja, o processo de coaching contribui para que você atinja o máximo do seu desempenho, te ajudando a aprender em vez de te entregar algo pronto.

O coach te ajudará a organizar o seu mindset (modelo mental) para potencializar as chances de você atingir seu objetivo, eliminando aquelas crenças limitantes que te impedem de seguir em frente e evoluir na sua vida.

 

Como o coaching funciona na prática?

Geralmente as sessões de coaching duram em torno de 1h à 2h, com cerca de 10 encontros com frequência semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com o combinado entre o coach e o coachee.

As sessões são guiadas pelo coach com diálogos profundos e atividades práticas junto do coachee, num contexto orientado a resultados.

Ele pode ser feito presencialmente ou através de sessões online. Também há formatos de coaching em grupo.

Todo o processo é conduzido de maneira confidencial.

 

Quais os benefícios do processo de coaching?

O coaching vai te ajudar a:

  • Viver uma vida com mais sentido e liberdade.
  • Ter clareza do seu objetivo e traçar um planejamento concreto para alcançá-lo.
  • Ter mais foco e comprometimento para implementar mudanças positivas e sustentáveis em um curto espaço de tempo.
  • Conhecer melhor suas forças e fraquezas para lidar com as oportunidades e ameaças que apareçam.
  • Ter mais confiança e coragem para tomar as decisões que importam.
  • Enxergar as situações do dia-a-dia com um novo olhar.
  • Alcançar uma maior qualidade de vida.

 

Quais são os pilares de um processo de coaching?

Há 5 principais pilares num processo de coaching:

1) Foco

O coach te ajudará a ter clareza do seu objetivo e resultado esperado, além de manter o foco nas prioridades ao longo do processo.

 

2) Planejamento

O coach te ajudará a traçar um planejamento estruturado e organizar as suas ações para se aproximar cada vez mais do seu objetivo.

 

3) Ação

O coaching é muito prático e baseado em ações concretas e contínuas ao longo do processo.

 

4) Resultados

A cada sessão, o coach acompanhará a evolução dos seus resultados, sempre te apoiando e estimulando o próximo passo na jornada.

 

5) Melhoria contínua

O coach te ajudará com a mudança do seu mindset e na sua preparação para uma evolução contínua em sua vida.

 

Como escolher um coach?

Hoje em dia, a prática do coaching se popularizou bastante e você pode encontrar diversos nichos como coach de carreira, performance, propósito de vida, emagrecimento, relacionamento entre diversos outros.

Grandes nomes internacionais como Tony Robbins também ajudaram na divulgação da profissão.

No entanto, essa popularização estimulou uma série de curiosos a se tornarem coaches sem as devidas formações e técnicas para acompanhar coachees em suas transformações.

Por isso é importante que você busque coaches com formações em escolas sérias. E ainda mais importante na minha opinião, coaches que tenham vivido a transformação que você esteja buscando para sua vida.

Boas indicações e testemunhos de coachees passados também são uma excelente forma de você ter um bom feeling da seriedade e qualidade do coach.

Além disso, a maioria dos coaches oferece uma sessão experimental gratuita, o que pode ser uma ótima forma de você testar a sua empatia com o coach.

 

Qual a diferença entre coaching e mentoring?

A principal diferença é que o mentor é alguém que já tenha experiência numa área específica e, através do processo de mentoria, ele irá compartilhar seus conhecimentos e orientar o mentorado para que ele use atalhos e alcance seus objetivos mais rapidamente.

Diferente do coach, o mentor poderá aconselhar e sugerir caminhos de forma explícita para o mentorado, uma vez que o mentor já passou por situações parecidas.

 

Qual a diferença entre coaching e consultoria?

Já a principal diferença da consultoria é que ela envolve um especialista ou grupo de especialistas que são contratados para diagnosticar uma situação e propor soluções para resolver a questão de acordo com o briefing do contratante.

 

Qual a diferença entre coaching e terapia?

Apesar de ambos terem bases em conceitos da psicologia, o coaching utiliza outros conceitos da administração, planejamento e empreendedorismo, além de ser muito prático.

Outro ponto importante é que a visão do coaching não é terapêutica ou focada na revisão de processos do passado do cliente. O coaching foca na construção do futuro e das metas que o coachee traçou no início do processo.

 

Coaching é para você?

Bom… depois de todas essas explicações, eu acredito que você já tenha uma boa noção formada sobre o que é coaching e os benefícios potenciais para sua vida.

Se você está buscando viver uma vida com mais sentido e liberdade, não tenho dúvida que o coaching agregará muito valor nessa sua jornada!

Caso queira continuar nessa jornada, eu tenho um presente para ti…

Eu gostaria de te oferecer uma sessão de descoberta (valor de R$600) gratuita para trocarmos uma ideia sobre seus resultados e como planejar os próximos passos em sua vida.

Infelizmente eu não posso garantir que esse presente ainda esteja disponível na data que você estiver lendo esse artigo. Então espero que entenda que há um número limitado de sessões oferecidas e depois, provavelmente, não haverá mais.

Para agendar um horário, é só clicar aqui. E aí, vamos seguir em frente?

 

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com alguém que você acredita que possa ajudar!